Doctor's Search

Anemia

A anemia é uma situação clínica que resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue ou do conteúdo de hemoglobina no sangue para valores inferiores aos considerados normais. Esta diminuição faz com que os glóbulos vermelhos deixem de ser capazes de distribuir o oxigênio ao organismo de forma eficaz.

 
O ferro absorvido na alimentação é usado para a produção da hemoglobina dos glóbulos vermelhos e permite o transporte do oxigênio, necessário ao funcionamento de todas as células do organismo. A causa mais comum de anemia é a falta de ferro ou o aumento das necessidades de ferro, como acontece na gravidez e nas fases de crescimento rápido, como a idade pré-escolar e a adolescência.
 
Uma outra situação comum é a ocorrência de uma dieta desequilibrada e pobre em ferro, como acontece, por exemplo, nas dietas vegetarianas. As principais fontes de ferro na dieta são a carne vermelha, o peixe, alguns vegetais, os ovos, o feijão e os frutos secos. A deficiência de vitamina B12 e ácido fólico pode igualmente causar um quadro de anemia, dado que também são necessários para a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina.
 
Embora sejam muitas vezes confundidos com outras patologias, os principais sintomas da anemia são:
 
– Cansaço ou fadiga
– Fraqueza
– Mal estar
– Tontura
– Palidez
– Falta de ar
– Dor de cabeça
– Tensão arterial baixa, em alguns casos
A avaliação inicial do paciente com anemia inclui um exame físico minucioso, complementado com exames laboratoriais, como é o caso do hemograma.
(Fonte: Laboratório Estevão)