Doctor's Search

Dr. Gleydson Bezerra

Dr. Gleydson Bezerra

O que é a endoscopia?

A endoscopia é um exame utilizado quando há a necessidade de se olhar com cuidado o interior do nosso organismo. Este exame utiliza a abertura natural de um órgão para verificar as condições no seu interior. Por exemplo, realizar uma endoscopia através da boca e do esôfago para analisar o estômago.

Como funciona a endoscopia?

endoscopia digestiva altaDevido aos avanços na medicina, hoje em dia a endoscopia é um procedimento bem menos invasivo. Ela é realizada com a utilização de um aparelho chamado endoscópio e através de métodos diversos. Este endoscópio é um aparelho que possui algum tipo de fonte de luz somado a alguma forma de reprodução de imagem. Os endoscópios são introduzidos no corpo humano e reproduzem a imagem em uma tela. Eles podem ser divididos em fibroscópios, nos quais a imagem é gerada através de fibra óptica e em vídeo-endoscópios, que transmitem a imagem através de uma micro câmera.

O endoscópio consegue aumentar o que é captado no interior do organismo até cerca de 100 vezes o tamanho normal. É, portanto, um exame eficiente e que permite a visualização em detalhes do interior do organismo. O procedimento é rápido e pode ser realizado até mesmo em ambulatório, dentro das condições necessárias. Devido à rapidez do procedimento costuma-se utilizar somente alguma forma de sedativo no paciente.

Quem executa a endoscopia?

Em cada ramo da medicina existe um profissional especialista em realizar este tipo de procedimento. Dependendo do que será analisado na endoscopia, que basicamente significa “olhar para dentro” em latim, o exame recebe um nome diferente. O termo endoscopia ficou popularmente mais relacionado à parte gastroinstestinal, entretanto, para cada local o exame recebe um nome em específico. Listaremos mais abaixo alguns destes nomes.

departamentos: Corpo Clínico
Posições: Endoscopia
Tratamentos: Endoscopia Digestiva
Nível de graduação acadêmica: Médico